quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Terceiro vídeo: Trabalho Temporário


Divulgamos hoje o último vídeo da série de três realizados para a divulgação da Lei Contra a Precariedade. Colocámos nestes vídeos experiências de vida de trabalhadores ou trabalhadoras que não se renderam mas cujas vidas foram e são fragilizadas pelos vínculos precários. A todas estas pessoas foi negado o direito ao contrato de trabalho. Quer estejam em situação de falsos recibos verdes, contratos a prazo ou temporários que mascaram posições permanentes de trabalho. Continuaremos a divulgar a oportunidade que representa esta proposta de cidadãos e a aumentar a sua força através da divulgação. Ajuda tu também a divulgar!

Hoje divulgamos o vídeo sobre Trabalho Temporário. A proposta de lei considera que se um trabalhador realiza as mesmas funções para a mesma empresa ou para empresas do mesmo grupo, durante um ano, ou durante vinte meses em dois anos, é porque essa necessidade não é temporária, mas sim permanente.

Assim, se o trabalhador quiser, a empresa utilizadora é obrigada a realizar um contrato de trabalho com aquele trabalhador. Fica então mais claro para quem se trabalha. Ao mesmo tempo, eliminamos da relação laboral com a empresa de trabalho temporário, que nada mais faz do que ficar com parte do rendimento do trabalho das pessoas, uma intermediação injusta e que apenas se justifica pelo facto das empresas que verdadeiramente necessitam do trabalho não quererem assumir as suas responsabilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário