sexta-feira, 24 de maio de 2013

Lei Contra a Precariedade: movimentos defendem em audição todas as vertentes da proposta cidadã

Os movimentos promotores da Iniciativa Legislativa de Cidadãos estiveram em audição no parlamento na passada 4ª feira, dia 22 de Maio. Esta audição serviu para debater as propostas de alteração à Lei Contra a Precariedade: um consenso inédito entre os vários grupos parlamentares torna possível, após décadas do flagelo dos falsos recibos verdes, a constituição de um processo de reconhecimento do contrato de trabalho. No entanto, persiste uma maioria que se opõe a alterações na contratação a prazo para funções permanentes e no recurso abusivo ao trabalho temporário.

Nesta audição (vídeo disponível aqui), foram feitas várias sugestões para melhorar o mecanismo proposto para transformar os falsos recibos verdes em contratos de trabalho. E foram também confrontados os grupos parlamentares que se opõem à inclusão de medidas para combater as outras dimensões da precariedade, deixando claro que a sua opção política tem impacto na vida de milhares de pessoas.

Esta iniciativa já provou que a força da mobilização alcança mudanças importantes, demonstra que há alternativas à tragédia da inevitabilidade. Continuaremos a lutar contra todas as formas de precariedade, que são o caminho mais curto para baixar as condições de trabalho e de vida e para aumentar o desemprego. Agora mais perto dum desfecho na Assembleia da República, lutaremos por esta proposta cidadã até ao fim, em todos os seus objectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário